Níveis de decisão para projetos de Business Intelligence

Dividimos as decisões dentro de uma empresa em 3 níveis: Operacional, Tático, Estratégico.

Decisões Operacionais

Decisões ligadas ao controle e às atividades operacionais da empresa, para alcançar os padrões de funcionamento pré-estabelecidos, com controles do detalhe ou do planejamento operacional, criando condições para a realização adequada dos trabalhos diários da organização, com nível de informação de pormenores de um dado, uma tarefa ou uma atividade.

Neste nível devemos ter os detalhes da informação, tais como: número da nota fiscal ou CPF do cliente.

Decisões Táticas

Decisões que ocorrem no nível gerencial e produzem efeitos a médio prazo e de menor impacto na organização, com informações sintetizadas por unidade departamental, de um negócio ou uma atividade da empresa.

Neste nível a informação já está sumarizada por equipes ou por mês.

Decisões Estratégicas

Decisões da alta administração que geram atos com efeito duradouro, a partir do planejamento estratégico, como por exemplo, uma nova fábrica, nova linha de produção, novos mercados, novos produtos, novos serviços, que envolvem toda a estrutura organizacional, com informações macro, ou seja, utilizam informações internas e externas.

Neste nível podemos ter a informação da empresa cruzada com informações de fora: Indicadores sócio-econômicos, Pesquisa de mercado ou dados de concorrência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *